Colégio Visconde de Porto Seguro
South America Brazil
State: 
São Paulo, Valinhos

Description: 

Semana 4: Busca de soluções.

Levar os alunos a buscar. Seguem algumas soluções de subsídio para o Professor.

Para o Professor:

Apesar de existirem muitos impactos negativos, o facto de querermos agir dá-nos esperança. Nós temos tudo o que é necessário para combater este problema, nós temos soluções para o aquecimento global e sabemos como usá-las. Nós só precisamos de agir.

  • Reduzir os Combustíveis Fósseis

Este é um primeiro passo importante. o uso de combustíveis fósseis é responsável por 70 a 75% das emissões antropogênicas dos gases responsáveis pelo efeito estufa em todo o mundo. Na União Europeia, este número chega aos 80%. Substituir os combustíveis fósseis por alternativas de baixo teor de carbono é a forma mais rápida de traçarmos um caminho para um sucesso climático.

 

  • Energia Renovável

Nós precisamos de mudar para uma fonte de energia de baixo teor de carbono que seja renovável e tenha pouco impacto no nosso planeta.

A melhor alternativa para os combustíveis fósseis que nós temos é a eletricidade gerada por energia solar ou eólica. É a energia gerada pelo calor do sol ou a força do vento. Nós literalmente aproveitamos estas forças e utilizamos para termos energia nas nossas casas. Isto provoca alguns desafios porque é um setor energético novo, precisamos de de melhorar a eficiência da eletricidade e temos que ter uma certa quantidade de armazenamento, porque o sol e o vento nem sempre estão presentes.

Alguns países podem utilizar energia geotérmica. Isto implica o uso do calor das partes mais profundas da terra. O exemplo mais notório é a Islândia. Podemos encontrar águas subterrâneas a 300º C a alguns metros de profundidade. É a energia ideal para aquecer casas e gerar eletricidade.

 

  • Transportes Elétricos

Nós precisamos de mudar a forma como viajamos, e não se trata apenas de alterar o combustível que um comboio usa. Nós também precisamos de usar esses comboios com mais frequência e outras alternativas aos carros. A procura por transportes está constantemente a aumentar, tanto para pessoas como para mercadorias. E, porque muitos dos atuais meios de transporte usam motores de combustão, as emissões de gases do efeito estufa têm um grande impacto no meio com que nos deslocamos.

Os veículos elétricos são muito mais eficientes the os convencionais motores a combustível. Para além da ausência de emissão de gases de efeito estufa, são também muito melhores para a nossa saúde. Eles emitem menos poeiras finas e óxido de azoto (NOx). De um ponto de vista social, conduzir um carro elétrico é uma grande oportunidade e uma obrigação para qualquer governo. Por enquanto, o principal desafio continua a ser o preço e o contínuo desenvolvimento das baterias. Felizmente, vamos na direção certa em termos de custo e baterias.

Uma vez que a mudança para alternativas de baixo carbono no setor da aviação ainda está em desenvolvimento, o ideal será manter as viagens de avião no mínimo possível.

  • Melhorar a Construção e Infraestruturas

Aquecer e arrefecer um edifício, bem como a utilização de água quente, requerem muita energia. Precisamos de melhorar a sua eficiência energética para manter o calor. Podemos fazê-lo isolando o telhado e o chão dos sótãos, instalando vidros de grande eficiência energética, isolando paredes e chão e, finalmente, melhorando as condições herméticas do edifício para evitar perdas de calor através de fendas e rachas. Um edifício deve estar preparado para o futuro se também tiver chão e paredes aquecidas ou radiadores de baixa temperatura.

  • A Indústria em Mudança

Com a revolução industrial, as nossas ações passaram a ter, verdadeiramente, impacto no planeta em larga escala. Por isso, precisamos de repensar e reparar este processo industrial para que possa ser mais sustentável. Dependendo do setor da indústria, é possível reduzir as emissões através:

 

  • do aumento da eficiência energética dos processos de produção.
  • da mudança para eletricidade (sustentável) para processos de aquecimento, processos químicos de hidrogénio e na produção de aço.
  • da aplicação de recuperação residual de calor, por exemplo, no setor da construção
  • captura de emissões de CO2 para armazenamento ou para fazer novos materiais
  • uso mais eficiente de materiais e economia circular
  • Agricultura

A produção de comida é um dos maiores contribuidores para as alterações climáticas e é, também, uma das maiores causas da perda de biodiversidade.

Enquanto consumidores, nós temos um papel aqui. O que fazemos influencia o governo e as lojas que vendem comida. Nós precisamos de repensar o nosso consumo de carne e laticínios. Se compararmos o impacto dos diferentes produtos de carne e laticínios, a carne bovina é, não apenas a maior pegada dentro do setor da alimentação, mas também o maior contribuidor em termos de consumo de água e solo (desflorestamento). Ao consumirmos menos carne e laticínios, estamos a beneficiar a nossa saúde, também. 

A WWF criou os princípios para vivermos bem,  para nos mostrar como fazê-lo e ainda gozar de comida deliciosa e variada.

  • Reinventar a nossa economia para uma economia circular

Numa economia circular organizada, o impacto do CO2 de um produto ou serviço durante o seu ciclo de vida será, normalmente, menor que o de um sistema linear. Durante a fase de design de produto, deve tomar-se em consideração o seu desmantelamento final no final do seu ciclo de vida. Os materiais são utilizados de forma a serem facilmente separados e reutilizados, e os consumidores recebem produtos residuais.

 

Verificar este vídeo da WWF’s Our Planet Our Business: https://vimeo.com/371912372 (password: Greta_Thunberg)

 

  • Remover o CO2 da atmosfera

Quase todos os cenários que nos dão a possibilidade de ficarmos abaixo do perigoso limite de dois graus em 2100, trabalham no sentido das chamadas emissões negativas. Isto significa retirar o CO2 da atmosfera.

Utilizar soluções baseadas na natureza é a forma mais fácil de o fazer. A solução mais barata e simples é, também, a mais eficaz - plantar árvores. As árvores captam o carbono da atmosfera e armazenam-no no solo. Estima-se que se plantássemos 1 trilião de árvores por todo o planeta, seria o suficiente para baixar o nível de carbono suficiente da atmosfera para resolver esse problema. Parecem ser muitas árvores, mas se pensarmos no tamanho do nosso planeta, não será muito difícil de o concretizar.

Existem outros tipos de tecnologia para captar carbono, conhecidas como geoengenharia.  A Captura e Armazenamento de Carbono, conhecida como CAC, refere-se à tecnologia que tenta travar a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera  e depois transportar esse carbono através de uma rede de condutas e armazenar debaixo do solo. Ainda não está provado que funcione em larga escala. Muitas outras ideias para retirar CO2 do ar têm, igualmente, defeitos. Alguns requerem grandes quantidades de energia, outras não são (ainda) economicamente viáveis, e outras ainda requerem alguma pesquisa para descobrir o seu potencial e determinar as suas vantagens e desvantagens. 

O que fariam, usariam soluções naturais como as árvores? Ou usariam tubagens industriais para ajudar a resolver o problema?

URL to Document

Impressions

Images by Josane Batalha Sobreira da Silva 2020-10-05Batalha...
Images by Josane Batalha Sobreira da Silva 2021-10-26Batalha...
Images by Josane Batalha Sobreira da Silva 2021-10-26Batalha...
Images by Josane Batalha Sobreira da Silva 2021-10-26Batalha...
Images by Josane Batalha Sobreira da Silva 2021-10-26Batalha...